Desenvolvimento da linguagem infantil
Seu filho em primeiro lugar
Se você chegou até aqui é porque está preocupado com algum atraso ou dificuldade de fala do seu filho. Talvez se sentindo até culpado por não saber o que fazer.
Fique tranquilo, sabemos como te ajudar.
A comunicação da criança começa desde os primeiros dias de vida. Embora não fale, ela chora, vocaliza, solta alguns gritinhos, olhares e sorrisos. Por volta de 1 ano de idade, as tão esperadas primeiras palavras aparecem.
Que pai não fica cheio de alegria ao ouvir “mamá” ou “papá”?
Você sabia que…
É a partir desses primeiros sinais de fala que o desenvolvimento se expande e mais sons vão surgindo, com combinações cada vez mais variadas? Sim, o desenvolvimento segue essas etapas, até que por volta dos 2 anos, pequenas frases começam a ser produzidas.
Talvez você esteja preocupado com o desenvolvimento de fala do seu filho, sem saber muito bem se está ou não dentro do esperado. Realmente, é muito importante estar atento à comunicação de seu filho, pois se houver algum atraso ou dificuldade, quanto antes buscar ajuda, melhor!
Veja abaixo os principais marcos do desenvolvimento de fala e linguagem:
Como identificar se o desenvolvimento de fala e linguagem do meu filho está dentro do esperado?
1 a 3 meses | Comunica-se com o meio por variações na entonação do choro e dos sonzinhos que emite. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando alguém fala de frente pra ela. |
4 a 6 meses | Grita, emite alguns sons num ritmo como se conversasse. Presta atenção enquanto alguém está falando e vocaliza. |
7 a 11 meses | Emite alguns sons, repete palavras simples, bate palmas, aponta o que quer e dá tchau. |
12 meses | Fala as primeiras palavras e imita a ação de outras pessoas. Aumenta a interação verbal por meio de balbucio e palavras simples. Identifica o próprio nome quando é chamada. Entende ordens simples como “dá tchau”, “bata palmas”. |
18 meses | Começa a formar frases curtas com 2 ou 3 palavras, como “dá água”, “quer tetê” |
2 anos | Compreende e emite frases simples. Pergunta nome e funções. |
3 anos | É possível entender tudo que a criança fala, apesar de ainda apresentar alguns erros, especialmente gramaticais. |
4 anos | Inventa histórias, entende regras e jogos simples. |
5 anos | Fala corretamente frases completas e todos os sons da língua. |
Referências: Informações com base no informativo do CREFONO – 6 cujas referências são os seguintes livros: Comunicação humana e seus hábitos. Boone, D e Plante, E. (1994) | Manual de aplicação do teste de desenvolvimento Denver II. Frankeburg, WK. (1992) |A criança em desenvolvimento. BEE, H. (1967).
Sons que a criança deve falar corretamente em cada idade
Letras |
Fonemas |
Idade |
B, M |
/b/, /m/ |
1 ano e 6 meses |
P, T, D, N |
/p/, /t/, /d/, /n/ |
2 anos |
K, G, NH |
/k/, /g/, /ɲ/ |
2 anos e 6 meses |
F, V, S, Z |
/f/, /v/, /s/, /z/ |
3 anos |
CH, J |
/ʃ/, /Ʒ/ |
3 anos e 6 meses |
L, LH, RR (R do rato) Arquifonema S (as, es, is, os, us) Arquifonema R (ar, er, ir, or, ur) |
/l/, /λ/, /R/ Arquifonema /S/ Arquifonema /R/ |
4 anos |
R (R da arara) Grupos com L (pl, bl, cl, gl, fl) Grupos com R (pr, br, cr, gr, fr…) |
/r/ Grupos consonantais com /r/ |
5 anos |
Referências: Honora, M; Frizanco, MLE. Esclarecendo as deficiências. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
Como funciona o atendimento
online com crianças e bebês
Nos casos em que a criança ainda não prende a atenção nas telas, todo o acompanhamento é realizado por meio de orientação aos pais. Os procedimentos são exatamente os mesmos que realizamos diretamente com as crianças, mas os pais entram como intermediários e participam ativamente de todo o processo de intervenção.
Crianças a partir dos 3 anos, geralmente, conseguem interagir diretamente com o Fonoaudiólogo. Neste caso, as sessões de intervenção podem acontecer diretamente com a criança, mas algum responsável deverá estar ao lado para auxiliar e será sempre auxiliado sobre como reforçar os procedimentos das sessões em casa, no dia a dia.
Veja como é simples agendar sua consulta
Escolha o profissional e a especialidade
Faça o pagamento via Cartão de Crédito ou Pix
Finalize seu agendamento para garantir o seu horário
Pronto! Agora é só aguardar sua consulta online
Plano de Saúde
Não aceitamos Plano de Saúde, mas você sabia que é possível solicitar reembolso?
É importante ressaltar que cada operadora tem a própria política de reembolso.
Consulte o seu Plano e verifique essa possibilidade!
Atendimento 100% online
Faça seu atendimento no conforto do seu lar e em horários personalizados.
Abrangência global
Tenha um atendimento especializado mesmo morando fora do Brasil.
Fonos especializadas
Invista em uma atendimento com um profissional especializado em seu caso.
Preços
*50 minutos de duração por consulta
*PIX e Cartões Visa e Mastercard sem parcelamento
Nossas fonos
Patricia França
Atua nas áreas de fala e linguagem infantil, voz e oratória.
Ariane dos Reis Cota
Olá! Sou fonoaudióloga formada pela USP-SP, onde também concluí mestrado com pesquisa em voz profissional falada (voz de jornalistas).
Possuo formação e experiência em telefonoaudiologia com foco na avaliação e terapia da gagueira adulta e infantil, nas alterações de fala adulta e infantil (não atendo atraso de fala) e também na reabilitação, aprimoramento vocal e oratória.
Natália Paião Luiz Bastos
Olá! Sou fonoaudióloga, sou formada desde 2010 pela USP-SP.
Fiz aprofundamento em processamento auditivo e linguagem infantil, além de cursos nas áreas de linguagem, fala, leitura, escrita e apraxia. Atualmente, faço parte de uma Liga em Intervenção Precoce com atualizações recorrentes.
Tenho experiência clínica nas áreas de linguagem e fala, aprendizagem e processamento auditivo. Atuo somente com crianças.
Luíza Chaves Garcia
Olá! Sou fonoaudióloga formada pela Universidade Metodista - IPA - Porto Alegre/RS.
Possuo formação na Oficina de Fluência (onde obtive o selo Fonoaudiólogo Amigo da Gagueira) e especialização na área de avaliação fonoaudiológica infantil, pela Alcance Meeting.
Minha área de atuação abrange a terapia de gagueira, tanto infantil quanto adulto, e alterações de fala e linguagem.
Bárbara Maria de Oliveira Frare
Olá! Sou fonoaudióloga, possuo graduação e pós graduação pela UNICAMP.
Fiz aprofundamento em processamento auditivo e aperfeiçoamento em respirador oral, além de formações nas áreas de linguagem e de funções executivas.
Tenho experiência clínica nas áreas de linguagem e fala, aprendizagem e processamento auditivo, fluência, voz e motricidade orofacial. Atuo com crianças, adolescentes e adultos.
Fonoaudióloga - CRFa 2 19596.
Marcela Malta Saraiva
Sou Fonoaudióloga formada pela UNESP e pós graduada em fonoaudiologia em pediatra pela FAMERP.
Possuo experiência no atendimento clínico das dificuldades de fala (atraso, trocas e gagueira – Infantil e Adulto). Além disso, atuo nas dificuldades da amamentação, deglutição e seletividade alimentar infantil.
Clarissa Fernanda Belkeman
Olá! Me chamo Clarissa Belkeman, sou fonoaudióloga graduada pela Faculdade Santana (PR- Ponta Grossa).
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desenvolvimento atípico pela Faculdade Inspirar (PR-Curitiba). Possuo cursos teórico prático na área de Linguagem e Motricidade Orofacial, tais como: Bandagem Elástica, PECS I, Plushand básico e Avançado, Teste de Screening Desenvolvimento Denver II, Aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicada, Avaliação e Terapia de Desvio Fonológico, entre outros.
Atendimentos e orientações nas áreas de Linguagem Infantil, Linguagem Infantil para crianças em processo de diagnóstico ou já diagnosticadas com TEA e Motricidade Orofacial.
Consulta online com a qualidade de um atendimento presencial
A Mais Fono é uma plataforma especializada em consulta online fonoaudiológica para todas as idades. Nossos profissionais possuem especializações nas mais diversas áreas da fonoaudiologia.
Sua consulta será realizada com um profissional de referência, garantindo ao máximo a melhor experiência no atendimento online.
Metodologia de atendimento especializada para crianças e bebês
Bebês e crianças pequenas não prendem a atenção por muito tempo em uma interação por videochamada, mas isso não impede que sejam atendidos com excelentes resultados. Nesses casos, todo o tratamento é conduzido com a participação ativa por parte dos pais ou responsáveis.
O Fonoaudiólogo orienta sobre os vídeos que devem ser gravados para que seja feita a avaliação e conduz o tratamento direcionando as atividades que os pais devem realizar com o bebê ou a criança.
Inclusive, temos materiais exclusivos para auxiliar neste processo de forma que seja fácil para os pais seguirem as orientações.
Preços
*50 minutos de duração por consulta
*PIX e Cartões Visa e Mastercard sem parcelamento
Perguntas Frequentes
Funciona?
O engajamento dos pais sempre foi uma condição importantíssima para se alcançar bons resultados no processo terapêutico (e isso não apenas na modalidade teleconsulta, presencialmente também). Para funcionar é necessário um profissional qualificado para orientar e conduzir o tratamento, em parceria com pais dedicados em colocar as orientações em prática. Uma equipe excelente nós já temos, pronta para te atender!
Metodologia de atendimento
Nosso método consiste em: ANAMNESE, AVALIAÇÃO, DEVOLUTIVA e INTERVENÇÃO.
A primeira sessão será sempre uma anamnese (entrevista com os pais) para que o fonoaudiólogo possa coletar todas as informações sobre o desenvolvimento da criança e, assim, direcionar como fará a avaliação.
A segunda etapa é a avaliação: serão solicitados alguns vídeos da criança para que o profissional possa analisar e avaliar. Após esta análise, é realizada uma devolutiva de tudo o que foi observado e, a partir dos resultados, o profissional traçará um plano de ação para a intervenção.
Entre a consulta de anamnese e avaliação, pode ser que sejam necessários alguns exames complementares – o fonoaudiólogo orientará os pais sobre isso e fará os devidos encaminhamentos.
A intervenção, no caso de bebês ou crianças muito pequenas, acontece por meio das orientações aos pais, que deverão realizar algumas atividades e/ou exercícios com a criança no dia a dia. O fonoaudiólogo acompanhará as respostas e evolução da criança para direcionar e conduzir constantemente o que se mostrar necessário neste processo de intervenção.
Como funcionam as consultas online?
A primeira consulta é sempre uma entrevista (anamnese) com o paciente ou responsável para levantar todo o histórico relacionado à queixa. Com base na anamnese, o fonoaudiólogo terá um direcionamento para que, a partir da segunda sessão, inicie a avaliação.
A avaliação, dependendo do caso, pode ser realizada diretamente com o paciente durante a sessão, por meio de vídeos solicitados pelo fonoaudiólogo.
Após a avaliação, será realizada uma devolutiva, na qual o profissional indicará a melhor estratégia para conduzir o tratamento.
Obs: O atendimento é classificado como terapia, portanto, não há sessão de retorno. Todas as consultas são cobradas.
Como funcionam as consultas online com bebês e crianças pequenas?
Bebês e crianças pequenas não prendem a atenção por muito tempo em uma interação por videochamada, mas isso não impede que sejam atendidos com excelentes resultados. Nesses casos, todo o tratamento é conduzido com a participação ativa por parte dos pais ou responsáveis. O Fonoaudiólogo orienta sobre os vídeos que devem ser gravados para que seja feita a avaliação e conduz o tratamento direcionando as atividades que os pais devem realizar com o bebê ou a criança. Inclusive, temos materiais exclusivos para auxiliar neste processo de forma que seja fácil para os pais seguirem as orientações.
Atendem por algum plano de saúde?
Trabalhamos somente com atendimentos particulares, porém, alguns pacientes conseguem reembolso com o plano de saúde. Sugerimos que consulte as regras do seu plano para verificar se existe essa possibilidade.
Emitem nota fiscal?
Sim, as notas ficais são enviadas por e-mail imediatamente após a confirmação do pagamento.
Quantas sessões serão necessárias para o tratamento? Qual a frequência das sessões?
O número de sessões necessárias varia muito de caso para caso. Alguns tratamentos são mais rápidos e outros demandam um acompanhamento mais prolongado e isso só é possível definir após a avaliação. Com relação à frequência, geralmente é semanal mas, dependendo do caso, o fonoaudiólogo pode orientar que as consultas sejam mais espaçadas.
Existe diferença nos resultados alcançados na consulta on-line com relação a consulta presencial?
Os resultados de qualquer tratamento, seja por teleconsulta ou presencialmente, dependem da qualificação do profissional que conduzirá o caso e da participação ativa e comprometimento do paciente ou seus responsáveis. Um profissional qualificado nós garantimos para você.
Precisarei realizar algum procedimento presencialmente ou é 100% online?
As consultas fonoaudiológicas acontecem 100% on-line. Eventualmente, o fonoaudiólogo solicitará exames complementares com outros profissionais que deverão ser realizados presencialmente em sua cidade, com um profissional de sua escolha e confiança.
Idealizadora da Mais Fono
Paula Moura é Fonoaudióloga e apaixonada por tudo que se refere à comunicação. Especialista em Fluência de Fala, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana e idealizadora das redes sociais “Dicas da Fono por Paula Moura”, um dos maiores canais de Fonoaudiologia no YouTube, e @dicasdafono no Instagram.